Descrição
Este magnífico Palácio insere-se numa época da arquitetura portuguesa que deu origem às chamadas casas brasileiras e está situado no distrito de Braga, junto ao rio Ave, na paisagem vinhateira do Entre Douro e Minho.
Foi construído no final do século XIX, concluído em 1906, e está transformado em propriedade numa sociedade agro-pecuária desde 1960.
É composto por um corpo quadrangular de dois pisos com mansardas, e quatro torres ameadas de três pisos construídas nos cantos. A fachada principal é recuada, integrando o hall de entrada e varanda do segundo andar. O último andar das torres, onde ficariam os depósitos e as salas dos funcionários, é iluminado por vidros quadrilobados, alinhados com as janelas.
O interior é amplo e particularmente requintado, com objectos decorativos originais e mobiliário original. Digno de nota é a escadaria, que ocupa o
centro da planta, com balaustrada de madeira, galeria com arcadas vagamente neo-mouriscas, e paredes e tectos pintados à mão e trabalhados em estuque, que teriam
realizadas pelos mesmos artistas que trabalharam no Palácio da Bolsa, no Porto.
Não se sabe quem poderá ter sido o arquitecto (pensa-se que tenha sido italiano) porque os arquivos da Câmara Municipal foram queimados e esta informação foi perdida.
Os jardins, que neste tipo de habitação incluem geralmente plantas tropicais importadas, também exibem muita estatuária, e integram um bosque e uma grande piscina granítica da região. A quinta, que se estende por 50 ha de terreno, possui extensas vinhas, uma moderna adega em funcionamento, instalada na "Casa Nova", edifício construído em 1898, anexo ao palácio, uma quinta agrícola e pecuária, um museu rural e uma praia fluvial.
Nesta vinha predomina a casta Loureiro, com uma menor percentagem de Arinto e Trajadura, sendo considerada uma das melhores vinícolas da região, com vinhos medalhados e premiados por inúmeros anos consecutivos.
Uma empresa S.A, é a legítima proprietária do Palácio com 50 hectares de terreno, 4 casas, adega, sala de imprensa, laboratório, sala de provas, escritório, lagares, um antigo celeiro e instalações contíguas ao mesmo e diversas dependências cobertas, banheiros, cozinhas externas, lavanderia.
São 11 hectares de vinha que podem ser aumentados em mais 18 hectares. Também fazem parte da propriedade implementos agrícolas, tratores e uma van.